Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vídeos - Comunicação Alternativa/CA
Impressões do Brasil

Rico e detalhado documento sobre a história da imprensa no Brasil, este vídeo se inicia com a publicação do primeiro jornal brasileiro, o clandestino Correio Braziliense, editado em Londres em 1808, e termina nos dias atuais, dominados pela imprensa televisiva. Narrado pelo ator Lima Duarte, o documentário colhe depoimentos de importantes jornalistas que ajudaram a escrever a história da nossa imprensa. Neste time estão, entre outros, Antonio Callado, Joel Silveira, Jânio de Freitas, Mário Lago, Claudio Abramo, Mino Carta, Oneida Lopes, Barbosa Lima Sobrinho e Otto Lara Resende.

O documentário aborda os diversos períodos em que a imprensa brasileira esteve sob censura e as perseguições e assassinatos de jornalistas, no Brasil Colônia, no Império, no Estado Novo e na ditadura militar. Faz referência à imprensa alternativa e de resistência política e refere-se à participação feminina num meio inicialmente dominado pelos homens. Acompanha a evolução da imagem desde a utilização das primeiras fotografias até os últimos avanços tecnológicos na televisão e percorre toda a trajetória do rádio e da televisão brasileira.

Indicação de uso: Jornalistas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos de comunicação em geral.

Ficha técnica:

Direção: Mimito Gomes e Ricardo Carvalho; 1986; 90 minutos 

Produção: Ademir Balrioni “Baldochi”, Cássia Mello, Clovis Capinan, Elza Maria Bastos, Jonny Savalla, Mary Diana da Costa, Oswaldo d´Alessio, Sílvio Maurício.

Realização: Globotec e Manduri 35

Contato: não localizado 

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge